• Phone: (62) 99297-9211
  • Email: contato@cronosweb.com.br

Desenvolvimento de Projetos WEB

Os objetivos de um projeto estão relacionados ao valor estratégico de um novo produto, seja em relação a quem o concebe, em relação aos clientes finais que o utilizam, ou ao mercado amplo em que está inserido.

Damos todo suporte na elaboração de seu projeto. Pegamos sua idéia e a tiramos do papel e lhe ajudamos a criar soluções práticas e tecnológicas para que seu projeto não só se torne realidade, mas também, através de nossas ferramentas e metodologias de trabalho, ajudamos a divulgar seu projeto e consequentemente captar mais clientes. O entendimento e a explicitação dos objetivos de um projeto de mídia digital, que incluem as descrições das necessidades dos clientes e dos stakeholders que o realizam, são às vezes subestimados, pois alguns gestores acham que se não soubessem os objetivos não estariam realizando o projeto. Mas essa formulação é importante, porque leva a estabelecer consenso sobre o produto.

Quando uma agência ou equipe de projeto de mídias digitais é contratada para fazer o projeto de um site institucional, ou um aplicativo, por exemplo, é comum que faça um levantamento preliminar dos objetivos e defina um escopo preliminar. Esse levantamento procura responder a questões como: por que o projeto é necessário, que necessidades atende?

O detalhamento dos objetivos, com uma descrição mais precisa do escopo, combina diversos processos de negócios, como:

■ Vender produtos e serviços. | ■ Publicar conteúdo para públicos segmentados. | ■ Disponibilizar um jogo. | ■ Compartilhar e divulgar conhecimento. | ■ Compartilhar arquivos de imagens, vídeos, sons. | ■ Criar canais de comunicação e interlocução direta com o público. | ■ Criar comunidades de pessoas em torno de ideias, pessoas, interesses. | ■ Ministrar treinamentos online. | ■ Estabelecer redes entre clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. | ■ Representar uma organização e sua missão para clientes na internet. | ■ Reforçar uma marca.

Os objetivos gerais, que incluem tanto o produto quanto o projeto, atravessam os processos operacionais diários – levando em conta o contexto comercial e institucional em que são realizados -, funcionando como referências para a tomada de decisões. O consenso sobre os objetivos do produto e do projeto ajuda:

Planejamento do Projeto

Objetivos do projeto (briefing)

A explicitação dos objetivos leva ao estabelecimento de consenso sobre o produto e influencia desde o conceito editorial e funcional da interface até a motivação da equipe de desenvolvimento.

Definição do Escopo do Projeto

O escopo descreve todos os produtos do projeto, os serviços necessários para realizá-los e resultados finais esperados. Descreve também o que é preciso fazer para que alcance seus objetivos com os recursos e funções especificados.

Gestão de equipes – Mídias Digitais

O relacionamento entre grupos e entre pessoas, e o acompanhamento do dia a dia são críticos para o sucesso de um projeto de mídia digital. Mesmo que o projeto esteja bem conduzido e encaminhado, se a equipe não está envolvida com a visão do produto final as chances de sucesso ficam ameaçadas.

Comunicação e interlocução – Ambientes de Projetos Digitais

A gestão de projeto de software costuma ser centrada em torno dos stakeholders, que precisam se manter informados, atualizados e criativos. O plano de comunicação define as atividades, papéis, responsabilidades das pessoas envolvidas no projeto, bem como o formato e periodicidade das mensagens.

Recursos disponíveis

Uma das primeiras perguntas que gestores de projetos (e seus superiores) se fazem e aos seus pares ao começar um projeto é: Os recursos disponíveis são suficientes para fazer o produto com os objetivos definidos?

Planejamento da qualidade

Segundo a ABNT, qualidade é a conformidade com a especificação ou seja, com os requisitos declarados pelo cliente, bem como com outros requisitos, inerentes ao produto. O produto ou serviço de qualidade atende aos seus requisitos e continua se comportando assim pelo tempo que for previsto.

Gerenciamento dos riscos (diretrizes)

Pode-se prevenir riscos em projetos de mídias digitais com planos de projeto que antecipem as ações e etapas a realizar. Mas esses cuidados nem sempre garantem a proteção necessária a um ambiente de negócios e tecnológico, em permanente transformação.

Estrutura Analítica de Projeto (EAP)

Diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. Em projetos com ações sequenciadas (em cascata), facilita o detalhamento dos processos e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do produto.